
r011 Precisamos falar da semelhança entre Michael Corleone e Baianinho de Mauá
https://preview.redd.it/ouebifcv607f1.png?width=587&format=png&auto=webp&s=30a3ba88f07a885a741a36d8278dabf9d9fcde4b No jogo do Baianinho de hoje, meus amigos flagraram esse take e nota...


wilson Cachorro impede passagem de carro de policial em SC e vídeo viraliza: 'Ele me enquadrou'
Marcel Padilha diz que passou mais de 10 minutos tentando se desvencilhar do cão, que se manteve posicionado em frente ao veículo, sem parar de latir. Caso foi em Caçador, no Oeste. Cachorro para o trânsito e 'enquadra' policial em SC Um cachorro caramelo viralizou na web após interromper o trânsito e "enquadrar" o carro de um policial civil que se deslocava para casa em Caçador, no Oeste de Santa Catarina. Vídeo mostra que Marcel Padilha entrou e saiu do carro algumas vezes, dirigiu devagar e até mudou de direção, mas o cão se manteve posicionado em frente ao veículo, sem parar de latir, impedindo a passagem (assista acima). "Ele só fez hora comigo. Tentei desviar dele, dá para ver que eu estou com o maior cuidado de dar uma empurradinha nele só pra ele sair... mas insistente. Na verdade, ele me enquadrou", brincou. ✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp Ao g1, o policial disse que estava a caminho de casa, na região central da cidade, quando o cachorro deu a volta no carro e passou a segui-lo na Avenida Santa Catarina, sem motivos aparentes. "Acredito em livramento através dele", admitiu. "Esse vídeo é só um pequeno pedaço. Eu fiquei uns 10 a 15 minutos tentando sair. Eu saí do carro umas 4, 5 vezes para tentar tirar ele. Teve uma hora, um pouco mais para frente, na altura da prefeitura, que eu consegui desviar dele e acelerei o carro", comentou. O vídeo repercutiu e foi compartilhado por diversas páginas nas redes sociais. Em apenas uma das publicações, havia mais de 261 mil visualizações na tarde de sábado (14). Apesar do apelo de alguns internautas, o policial explicou que não pôde adotar o cachorro porque já cuida de um cão idoso. O animal é alimentado por lojistas da região, segundo Padilha. "Em razão dele já demandar cuidados especiais, eu não consigo colocar outro cachorro [no apartamento]. É claro que se eu morasse em casa, mesmo com um cachorro idoso, daria para separar, porque eu gostei bastante dele, ele é bem atentadinho, bem faceiro", comentou. Leia também: VÍDEO: Secretário de Joinville toca música para aliviar clima de tensão em bunker de Israel Noivo que desmaiou no próprio casamento em SC estava 'nervoso e emocionado' Guns N' Roses inicia nova turnê pelo país em Santa Catarina; veja valores Cachorro impediu passagem de carro e 'enquadrou' policial em Caçador (SC) Redes sociais/ Reprodução virou atração em Caçador, no Meio-Oeste de Santa Catarina, após interromper o trânsito e “enquadrar” um policial civil em plena luz do dia. O caso ocorreu na tarde de terça-feira (10), e foi registrado em vídeo, que rapidamente viralizou nas redes sociais. ✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias Fonte: G1

r011 Igreja de São Benedito, em Piracicaba, está fechada há 5 anos e segue sem previsão de reabertura; entenda
Projeto de restauro foi aprovado em 2021, mas falta de verba impede início das obras na igreja, disse Diocese. Local é tombado como patrimônio histórico e é símbolo da cultura negra da cidade. Largo e igreja de São Benedito em Piracicaba (SP) Leo Rait/Divulgação A Igreja de São Benedito, patrimônio histórico e um dos símbolos da comunidade negra piracicabana, tem estado fechada desde março de 2020 para passar por restauro, informou o padre Henrique Dionisio Assi, da Paróquia Santo Antônio (Diocese de Piracicaba), que é responsável pelo bem. 📲 Participe do canal do WhatsApp do g1 Piracicaba O projeto de restauro foi finalizado em 2021, aprovado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio de Piracicaba (Codepac), mas as obras não têm data para começar por conta da falta de verbas, afirmou o padre. “Em 2022, o projeto foi aprovado na lei de incentivo fiscal, Lei Rouanet [...] desde então, buscamos empresas interessadas em destinar o imposto de renda para o projeto. Ainda não conseguimos nenhuma”, afirma o padre Henrique Dionisio Assi em entrevista ao g1. O Ministério da Cultura (MinC) informou que o projeto foi aprovado para a captação de R$ 6.569.349,69, por meio da Lei Rouanet, e que o prazo foi prorrogado em três oportunidades: nos meses de janeiro de 2023, 2024 e 2025. “Até o momento, não há registro de recursos captados. O prazo do período de captação se encerra em 31 de julho de 2025”, escreve o Ministério da Cultura em nota ao g1. Enquanto isso, a Diocese de Piracicaba tem realizado a campanha “Abrace São Benedito”, que busca arrecadar doações da comunidade e promover brindes para financiar parte das obras, segundo o padre. 👉 A Lei Rouanet é um incentivo fiscal que permite que pessoas físicas e jurídicas doem dinheiro para projetos culturais e, em troca, possam retirar os valores do imposto de renda. Ou seja, o governo federal “abre mão” do imposto que receberia para que ele seja destinado ao projeto cultural aprovado pelo Ministério da Cultura. Igreja São Benedito, na região central de Piracicaba, por volta de 1930 Acervo IHGP Linha do tempo 2019 - Início do trabalho de prospecção arquitetônica, afirmou Thiago Torina, um dos arquitetos responsáveis pelo projeto de restauro; 2020 – Igreja fecha em março com início da pandemia de covid-19; 2020 – Início de produção do projeto de restauro; 2021 – Projeto de restauro é finalizado e aprovado pelo Codepac; 2022 – Projeto foi aprovado em dezembro pela Lei Rouanet; 2025 – Igreja segue fechada e Diocese de Piracicaba lança campanha “Abrace São Benedito” para arrecadar verbas por conta própria. Molduras das bases das colunas que foram removidas para a instalação do lambril de madeira na reforma da década de 70. Leo Rait/Divulgação Projeto de restauro Thiago Torina, um dos arquitetos responsáveis, informou que o projeto de restauro da igreja de São Benedito, resumidamente, engloba: troca do revestimento de reboco externo, pintura com tinta à base mineral; pintura das esquadrias e portas; reforma completa do telhado, madeiramento e telhas; manutenção dos sinos e relógio da torre; restauro do ladrilho hidráulico do piso; restauro dos elementos em marcenaria artística do coro; restauro dos lustres; restauro completo dos retábulos (altares) da igreja; remoção das tintas e restauro das pinturas internas da igreja; troca das infraestruturas elétricas e hidráulicas; nova iluminação; adequação e acessibilidade ao edifício. Segundo o arquiteto, a igreja passou por diversas reformas ao longo dos anos, o que contribuiu para uma boa conservação. No entanto, a Diocese de Piracicaba solicitou o restauro completo, incluindo as pinturas decorativas originais, que foram encobertas por tinta lisa desde a década de 1970. “O processo de restauro de um edifício é complexo, quando uma nova informação é encontrada, deve ser sempre confrontada com os arquivos e dados históricos para que seja de fato tratada como se deve", afirma Thiago Torina. Uma das janelas de prospecção estratigráfica, técnica que consiste na remoção, camada a camada, de sobrepinturas e revestimentos para identificar as características originais do elemento. Leo Rait/Divulgação Igreja de São Benedito e a comunidade negra A Igreja de São Benedito foi construída onde havia a Capela de Nossa Senhora do Rosário, destinada ao culto católico pelos negros escravizados do lugar, informou a doutora e mestre em História Social Marilda Aparecida Soares. A igreja é tombada pelo Codepac desde 2002 e fica no Centro da cidade. “A existência da pequena capela foi registrada por J. J. Von Tschudi, ministro da Suíça, que entre 1860 e 1861 [...] a atual Igreja de São Benedito é resultado de um projeto original de Miguelzinho Dutra, de cerca de 1857, que passou por sucessivas etapas de construção e reformas”, conta doutora Marilda. Em publicação organizada por João Humberto Nassif (2003) há registros sobre as comemorações de 13 de maio de 1888, que indicam que a população negra de Piracicaba se reuniu em frente à igreja para rezar e celebrar a abolição total da escravatura no Brasil. Após esse evento, a Baronesa de Rezende encomendou da França a estátua de São Benedito, um santo negro, que hoje ocupa o altar-mor da igreja. “Assim, o significado da edificação é amplo e envolve a memória da Irmandade de São Benedito dos Homens Pretos e do contexto do período escravista, quando os negros escravizados deviam congregar em suas próprias igrejas, e do pós-Abolição, quando as irmandades negras tiveram papel fundamental na constituição de mecanismos de representação e solidariedade entre os integrantes da comunidade negra local”, explica Marilda sobre a importância histórica e cultural da igreja. Veja mais notícias sobre a região no g1 Piracicaba Fonte: G1


webradio016 Jovem surpreende matemáticos ao entender “teorema alienígena”
O jovem Zhou Zhongpeng avançou o entendimento de uma teoria complexa criada em 2012, cuja apenas 20 matemáticos conseguiram entender O post Jovem surpreende matemáticos ao entender “teorema alienígena” apareceu primeiro em Olhar Digital. Fonte: Olhar digital


webradio016 Sobreviventes de tragédias aéreas: relembre histórias de quem escapou da morte
Do desastre da Air India em 2025 ao voo da Chapecoense e ao milagre dos Andes, conheça os relatos comoventes de quem sobreviveu a quedas de avião que chocaram o mundo. Primeiro Ministro da Índia Narendra Modi visita Vishwash Kumar Ramesh, sobrevivente de queda de avião, em hospital NARENDRA MODI YOUTUBE CHANNEL / AFP O acidente da Air India na quinta-feira (12), que matou mais de 240 pessoas e teve apenas um sobrevivente, reaviva relatos marcantes de quem escapou da morte em tragédias aéreas de grandes proporções. De acidentes com centenas de vítimas, como o recente desastre no aeroporto Ahmedabad, na Índia, ao dramático voo da Chapecoense, em 2016, passando episódios históricos como o incêndio do Varig 820, em 1973, e o milagre dos Andes, em 1972, surgem, histórias de pessoas que desafiaram as estatísticas. O g1 traz relatos de sobreviventes dessas tragédias, incluindo o do brasileiro Ricardo Trajano, único sobrevivente de um voo que matou 123 passageiros e que, até hoje, diz se perguntar o motivo de apenas ele não ter morrido. ✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp Acidente da Air India em 2025: um sobrevivente, mais de 240 mortos Sobrevivente de queda de avião na Índia fala como se salvou Um Boeing 787-8 Dreamliner com 242 pessoas a bordo caiu na Índia a quinta-feira (12). A queda ocorreu 30 segundos após a decolagem e a apenas 1,5 km da pista do Aeroporto Internacional Sardar Vallabhbhai Patel, na cidade de Ahmedabad, localizada a oeste do país, no início da tarde no horário local (manhã no horário de Brasília). Um homem de 40 anos sobreviveu ao escapar da aeronave pela saída de emergência, contrariando duas estatísticas: a de mortes em acidentes aéreos e a de sobrevivência de passageiros sentados na parte dianteira do avião: ele estava sentado na poltrona 11A. Ele foi identificado como Vishwash Ramesh, de 40 anos. Imagens de redes sociais mostraram o sobrevivente caminhando com ferimentos no rosto. A Air India, companhia aérea que operava o voo, confirmou que houve um sobrevivente no acidente. A polícia disse que Ramesh estava perto da saída de emergência e conseguiu escapar pulando pela porta. Ainda não está claro se ele pulou antes ou depois do impacto. Em entrevista ao jornal local "Hindustan Times", o sobrevivente afirmou que conseguiu levantar e sair caminhando após a queda. Ramesh contou que a queda ocorreu cerca de 30 segundos após a decolagem. "Teve um barulho muito alto, e o avião caiu. Foi tudo muito rápido. Quando eu me levantei, havia corpos ao meu redor. Foi assustador. Eu me levantei e corri. Eu não sei como estou vivo. Vi pessoas morrendo diante dos meus olhos", disse em entrevista no hospital. Homem que relatou ao jornal indiano "Hindustan Times" ter sobrevivido à queda de um Boeing 787 na Índia, em 12 de junho de 2025. Reprodução/ Hindustan Times Um médico de um dos hospitais que receberam vítimas da queda do avião afirmou à agência de notícias Associated Press ter atendido Ramesh. "Ele estava desorientado, com vários ferimentos por todo o corpo", disse o médico Dhaval Gameti. "Mas ele parece estar fora de perigo". Acidente da Jeju Air em 2024: dois sobreviventes, 179 mortos Polícia da Coreia do Sul proíbe CEO da Jeju Air de deixar o país em meio à inquérito sobre acidente aéreo Uma aeronave transportando 181 pessoas, entre passageiros e tripulantes, saiu da pista, bateu em um muro e explodiu no dia 29 de dezembro de 2024, no Aeroporto Internacional de Muan, no sul da Coreia do Sul. Duas pessoas foram resgatadas com vida, um homem e uma mulher, ambos membros da tripulação. Eles foram retirados da cauda do avião em chamas pelos bombeiros. O único depoimento registrado é do comissário de bordo de 33 anos, de sobrenome Lee. Ele disse apenas que "acordou após ser resgatado". Lee foi levado para um hospital e internado na UTI com múltiplas fraturas pelo corpo. Segundo o diretor da unidade, ele estava conseguindo se comunicar e não havia sinais de perda de memória. A outra sobrevivente é uma comissária de bordo de 25 anos, de sobrenome Koo. Após o resgate, ela também foi levada a um hospital. Seu estado de saúde foi considerado estável, com ferimentos no tornozelo e na cabeça. Segundo a agência de notícias Reuters, o acidente foi o mais mortal já registrado em solo sul-coreano e o pior envolvendo uma companhia aérea do país desde 1997, ano em que a queda de um avião da Korean Air Lines, em Guam, matou mais de 200 pessoas. A aeronave era um Boeing, um 737-800 da companhia aérea sul-coreana Jeju Air. O voo havia decolado de Bagkok, na Tailândia, com destino a Muan (Coreia do Sul). Vítima é resgatada por socorristas no Aeroporto de Muan, na Coreia do Sul, após avião explodir Yonhap via REUTERS Acidente do voo da Chapecoense em 2016: seis sobreviventes, 71 mortos Em 29 de novembro de 2016, um avião fretado que levava o time de futebol da Chapecoense para Medelín, na Colômbia, caiu durante o procedimento de pouso. A causa da queda foi uma pane seca — falta de combustível. A delegação viajava para disputar a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional. Sem combustível, os motores do voo 2933, operado pela empresa boliviana LaMia, pararam de funcionar. A aeronave planou até colidir contra uma montanha. A investigação concluiu que o combustível era insuficiente para a distância prevista e que a companhia aérea falhou na gestão de risco. A aeronave era um Avro RJ8. Das 81 pessoas no voo, 71 morreram. Seis sobreviveram: os jogadores Alan Ruschel, Neto e Follmann, o jornalista Rafael Henzel, o técnico da aeronave Erwin Tumiri e a comissária de bordo Ximena Suarez. Sobreviventes relataram que as luzes da aeronave se apagaram de forma repentina e que o impacto aconteceu logo em seguida, sem tempo para reação ou pânico generalizado. Avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, sofreu um acidente. Luis Benavides/AP O goleiro Danilo, que havia sido resgatado com vida, morreu no hospital. Em 2019, o jornalista Rafael Henzel morreu aos 45 anos, após sofrer um mal súbito durante partida de futebol. O ex-jogador Neto conversou com o Globo Esporte, em 2023. "A vida não volta, e a dor vai continuar", afirmou. "Éramos uma família. A gente foi descobrindo muitos erros em tudo o que aconteceu e espera que a justiça seja feita. Quero que as famílias possam ter alívio mediante a tanta injustiça. A vida não volta, a dor sempre vai continuar, a saudade daqueles que fizeram história", comentou o ex-jogador. "Eu entendi que Deus me deu essa oportunidade e tinha a missão de fazer mais coisas além do futebol. Tentei voltar, eu lutei. Sofri uma lesão na coluna, operei o joelho seis vezes, ainda quebrei um osso da coluna, achatei uma vértebra, rompi um ligamento e ainda preciso de uma cirurgia", revelou à época. O g1 tentou contato com os três jogadores sobreviventes, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem. Acidente do voo Varig 820 em 1973: 11 sobreviventes, 123 mortos Fogo consumiu avião da Varig em acidente próximo ao aeroporto de Orly, periferia de Paris, em 1973 Arquivo pessoal/Ricardo Trajano Uma ponta de cigarro acesa — numa época em que ainda era permitido fumar a bordo — é apontada como a causa mais provável de um dos acidentes mais trágicos da história moderna da aviação. Das 134 pessoas à bordo, 11 sobreviveram: 10 tripulantes e apenas um passageiro, o brasileiro Ricardo Trajano. O acidente ocorreu em 11 de julho de 1973, há pouco mais de 50 anos. Um avião da Varig havia decolado do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, e estava a menos de cinco minutos do pouso no aeroporto de Orly, nos arredores de Paris, na França, após um voo sem intercorrências. Foi nesse momento que uma fumaça começou a sair de um dos banheiros do fundo da aeronave. Em segundos, tomou toda a cabine. Na época, fumar durante o voo era permitido — atualmente, é proibido em qualquer etapa da viagem aérea. O piloto fez um pouso de emergência em um campo de cebolas. Mas, a essa altura, a maior parte dos passageiros já havia desmaiado por inalação da fumaça. Quando o fogo atingiu o teto da aeronave, muitos já estavam inconscientes — entre eles, Ricardo Trajano, então com 20 anos. No total, 123 pessoas morreram — quase todos os passageiros. Trajano foi o único sobrevivente entre eles. Sentado na última fileira, foi um dos primeiros a perceber a fumaça. Por instinto, soltou o cinto de segurança e caminhou até a cabine para alertar o piloto. “Eu sempre me pergunto: por que eu? Por que só eu?”, disse em entrevista ao Fantástico, em 2023, quando a tragédia completou 50 anos. (veja a entrevista mais abaixo) Sobrevivente de voo da Varig que caiu na França relembra episódio Trajano também desmaiou, mas os bombeiros encontraram o então jovem ainda com sinais vitais. Ele ficou internado por um mês em um hospital na França, até receber alta. O relatório final do governo francês nunca cravou uma causa única, mas indicou como hipótese mais provável uma ponta de cigarro jogada acesa na lixeira do banheiro. Também foi considerada, com menor probabilidade, a possibilidade de uma falha elétrica. O avião era um Boeing 707, modelo considerado moderno e seguro na época. Entre os passageiros mortos estavam o ex-presidente do Senado Filinto Müller, o cantor Agostinho dos Santos, o jornalista Júlio Delamare, o iatista Jörg Bruder (bicampeão pan-americano) e a atriz Regina Léclery. O acidente com o voo Varig 820 é uma das maiores tragédias da aviação brasileira e mundial. Ficou marcado pelo alto número de mortes e pelas circunstâncias dramáticas do incêndio a bordo, que se espalhou rapidamente pela cabine. A tragédia levou a mudanças nas normas internacionais de aviação, especialmente sobre o uso de cinzeiros e a obrigatoriedade de materiais menos inflamáveis no interior das aeronaves. Acidente do voo 571 da Força Aérea Uruguaia em 1972: 16 sobreviventes, 29 mortos A queda de um avião que levava um time de rúgbi do Uruguai para o Chile, em 13 de outubro de 1972, se tornou uma das histórias mais impactantes da aviação mundial. A tragédia, que completa 53 anos em 2025, ficou conhecida como o "Milagre dos Andes". O voo 571 da Força Aérea Uruguaia partiu de Montevidéu com 45 pessoas a bordo, entre jogadores amadores de rúgbi — ex-alunos de um colégio católico —, familiares e tripulantes. Eles viajavam para disputar uma partida em Santiago, no Chile. Uma tempestade obrigou o grupo a fazer uma escala em Mendoza, na Argentina, onde passaram a noite. No dia seguinte, mesmo com o clima instável, o avião decolou e caiu minutos depois, em uma região de montanhas geladas, a cerca de 4 mil metros de altitude. Apenas 16 pessoas sobreviveram, após passarem 72 dias isoladas na cordilheira dos Andes, enfrentando frio extremo de até –30°C. Sem comida, os sobreviventes recorreram à carne dos colegas mortos para não morrer de fome. A decisão extrema, que chocou o mundo, já foi contada em dezenas de documentários, filmes e livros. "Eu pergunto em todas as conferências: 'Algum de vocês não o faria?' E ninguém levanta a mão", afirmou Carlos Páez, um dos sobreviventes. Com o tempo, ele deixou de ver o episódio como um drama. "O que venceu foi a vida." Os sobreviventes conseguiam escutar um rádio do avião que ainda funcionava. Dez dias depois do acidente, eles souberam que as buscas pelo avião haviam sido suspensas. Para as autoridades, eles já eram considerados mortos. Foi quando decidiram que deveriam "deixar de esperar e começar a agir". A única saída era escalar as montanhas e buscar ajuda. Após semanas de preparação, o plano foi colocado em prática em 12 de dezembro. Dois deles, Fernando Parrado e Roberto Canessa, iniciaram nove dias de caminhada até esbarrarem com o tropeiro Sergio Catalán na remota localidade chilena de Los Maitenes. "Fizemos as coisas acontecerem. Fomos buscar os helicópteros", disse Páez. Planeta Extremo: sobrevivente revive tragédia na Cordilheira dos Andes Cristão, Páez diz que a fé ajudou a lidar com a memória do ocorrido. "Sabemos que o corpo vai para um lado e a alma para outro. Buscamos essa explicação. Mas o mais importante foi o direito à vida e de voltar para casa." Outro sobrevivente, Roy Harley, afirma que hoje se considera um sortudo. "É uma história maravilhosa, espetacular. Uma história que ainda é atual, 50 anos depois", disse. Em 2025, dos 16 sobreviventes, 14 ainda estão vivos. Eles mantêm até hoje uma relação de amizade e se reúnem com frequência. Dirigido por Juan Antonio Bayona, 'A Sociedade da Neve' conta em língua espanhola a história do desastre aéreo nos Andes Reprodução/Netflix Fonte: G1


wilson Safadão, Zezé di Camargo e Taty Girl animam são destaques do 'Bumba Meu São João' neste domingo (15)
Artistas se apresentam em show gratuito realizado neste domingo (15), na Arena Castelão, na capital maranhense. Wesley Safadão Joilson Cesar/Ag. Picnews E o Bumba Meu São João deve seguir animando o público em São Luís em mais uma noite de São João. Neste domingo (15), Wesley Safadão, Zezé di Camargo e Taty Girl comandam a festa que acontece na Arena Castelão, na capital maranhense. A entrada é gratuita. 📲 Clique aqui e siga o perfil do g1 Maranhão no Instagram Com uma mega estrutura e um super palco, o evento promete uma experiência especial para quem for curtir os shows, que prometem entreter e enaltecer as raízes do maior São João do mundo. O evento é produzido e custeado pela iniciativa privada, conta com a colaboração do governo do Maranhão que disponibiliza entrada franca em 90% do espaço. Além disso, a área vai contar com espaços para alimentação com comidas típicas e bebidas. Veja, abaixo, a programação completa: Dia 15 (Domingo): Wesley Safadão, Zezé di Camargo e Taty Girl; Dia 18 (Quarta-feira): Ana Castela, Gustavo Mioto e Jonas Esticado. Fonte: G1

wilson Marcha da Maconha debate criminalização do funk e violência policial nas periferias
O evento debateu temas além da legalização do consumo da maconha Fonte: Folhapress