

wilson Moraes determina perícia médica em Daniel Silveira após ex-deputado alegar necessidade urgente de cirurgia no joelho
Silveira está preso na unidade prisional agrícola de Magé (RJ). Segundo a defesa, o ex-deputado está com uma lesão ligamentar no joelho. O ex-deputado federal, Daniel Silveira (PTB-RJ) PEDRO KIRILOS/ESTADÃO CONTEÚDO O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (27) a realização de uma perícia médica no ex-deputado Daniel Silveira após ele alegar a necessidade de uma cirurgia com urgência no joelho. "Determino que o sentenciado Daniel Lúcio da Silveira seja submetido à perícia médica oficial, para avaliação da necessidade e da urgência na realização da cirurgia prescrita, no prazo de 5 dias", diz a decisão de Moraes. Em pedido enviado ao STF, a defesa de Daniel Silveira afirmou que o procedimento cirúrgico a ser realizado em ligamento do joelho tem "caráter de urgência". "Argumenta a defesa que o sentenciado 'realizou exames de ressonância magnética e raio-x do joelho direito em 20/06/2025', tendo recebido o resultado dos 'exames médicos e a requisição de [um médico], solicitando cirurgia com maior brevidade devido à lesão apresentar um desgaste no aparelho extensor e lesões contrais as quais são irreversíveis", diz o despacho. Silveira está preso na unidade prisional agrícola de Magé (RJ). Em 2022, o ex-deputado foi condenado a 8 anos e 9 meses de prisão por estímulo a atos antidemocráticos e ataques a ministros do Supremo. O ex-deputado chegou a ser autorizado a cumprir a pena em liberdade, entretanto, no final de 2024, descumpriu regras da condicional, como o recolhimento noturno, e teve a medida revogada pelo STF (relembre no vídeo abaixo). Em abril, Moraes rejeitou um pedido e não autorizou saídas de Daniel Silveira da prisão para estudo e trabalho. Daniel Silveira violou horário de recolhimento, passou em condomínio e foi a hospital Fonte: G1

r011 Homem é preso na Bahia suspeito de matar jovem após discussão em cavalgada
Crime ocorreu em 24 de novembro de 2024, na zona rural de Feira de Santana. Vítima foi identificada como Átila Avelino da Cruz, de 29 anos. Átila Avelino da Cruz, de 29 anos, foi assassinado após uma discussão durante cavalgada na Bahia Reprodução/Redes Sociais Um homem foi preso na quinta-feira (26), suspeito de matar a tiros o jovem Átila Avelino da Cruz, de 29 anos, durante uma cavalgada. O crime ocorreu no dia 24 de novembro de 2024 no distrito de Jaguara, zona rural de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia. Mais de sete meses depois, o suspeito se entregou à polícia no município. 📲 Clique aqui e siga o perfil do g1 Bahia no Instagram Clique aqui e receba no seu celular notícias de Feira de Santana e região De acordo com informações da Polícia Civil (PC), Átila foi atingido por três disparos após se envolver em uma discussão com o suspeito. O desentendimento teria ocorrido depois que o cavalo montado por Átila colidiu com o veículo do homem. Horas após a discussão, o suspeito retornou ao local do evento e atirou na vítima. Ainda segundo a PC, cerca de um mês após o assassinato, o suspeito compareceu à delegacia, confessou o crime, foi ouvido e liberado, pois ainda não havia mandado de prisão expedido contra ele. Com o avanço das investigações, a Justiça decretou a prisão preventiva do acusado em 17 de junho deste ano. "Apesar de ter confessado os disparos, o investigado apresentou uma versão conflitante com os depoimentos colhidos, o que reforçou a tese de execução motivada por futilidade. Diante da gravidade do fato e da repercussão social do homicídio, o delegado responsável pela investigação representou pela prisão preventiva do autor, o que foi acatado pelo Poder Judiciário", disse a nota da Polícia Civil. Na quinta-feira (26), o homem se apresentou na Delegacia de Homicídios (DH) de Feira de Santana, foi preso e está à disposição da Justiça. LEIA MAIS: Homem passa oito dias preso por engano na Bahia após dados dele serem usados para ativar celular de vítima de homicídio Homem suspeito de integrar facção criminosa é preso em aeroporto da Bahia tentando fugir para São Paulo Doze pessoas são presas em operação contra grupos criminosos responsáveis por tráfico de drogas e homicídios na Bahia Veja mais notícias de Feira de Santana e região. Homem denuncia prisão injusta após ter dados usados por criminosos na Bahia Assista aos vídeos do g1 e TV Subaé 💻 Fonte: G1


linnpy Mulher mantida em cárcere que fingiu desmaio para pedir socorro foi atendida por médica, que chamou polícia após ouvir a vítima
Ação da profissional levou à prisão em flagrante do suspeito, Anderson Elmatos, ainda no hospital. Defesa dele alega que 'realidade dos fatos é totalmente diversa da narrativa trazida pela suposta vítima'. Médica chama a polícia após mulher fingir desmaio para pedir socorro Anderson Elmatos, companheiro da mulher que fingiu passar mal e desmaiar para ser levada a um hospital e conseguir pedir socorro após ser agredida e mantida em cárcere privado por ele, foi preso após a médica que atendeu a vítima chamar a polícia. O caso aconteceu em Pitanga, na região central do Paraná. Em depoimento, a profissional de saúde relatou à equipe de investigação que a vítima chegou ao hospital no colo do homem, parecendo estar desacordada. Veja no vídeo acima. "A hora que ele deixou ela na maca e saiu pra fazer a ficha do atendimento, ela virou para mim e pediu ajuda. Aí que a gente deixou ele pra fora e pediu para a recepção deixar ele lá fora. Ela informou que estava sendo violentada em casa. [..] Daí a gente chamou a polícia", revelou. ✅ Siga o g1 PR no Instagram ✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp O g1 optou por não revelar a identidade da médica por questões de segurança. Em entrevista à RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, a vítima disse que era agredida e ameaçada pelo homem. "Toda vez que eu pedia pra separar dele, ele falava: daqui você só sai morta, de mim você não larga. [...] Se ele desconfiasse que eu estava pedindo ajuda, ele ia me matar", revelou a mulher. RELEMBRE DETALHES: Mulher mantida em cárcere fingiu desmaio para pedir socorro em hospital: 'Se ele desconfiasse que eu estava pedindo ajuda, ia me matar' À polícia, a médica disse que viu lesões no corpo da mulher, que contou que uma delas foi causada por um golpe com um relho (chicote de couro que costuma ser usado para bater em cavalos). "Na escápula [região dos ombros] e no braço que ela tinha sido chicoteada, e até no braço tinha um corte pelo que pegou aquele ferro do chicote", afirmou. A profissional também disse à polícia que a vítima admitiu que fingiu passar mal apenas para poder pedir ajuda. "Ela informou que estava ficando em casa, fechada [trancada]. Ele não deixava ela sair e eles moravam num sítio", contou. O advogado Leandro Madureira, que atua na defesa de Anderson, afirma que "a realidade dos fatos é totalmente diversa da narrativa trazida pela suposta vítima", e que "a verdade será devidamente apontada no decorrer da instrução". Leia também: Família morta esmagada no PR: Justiça negou prisão de caminhoneiro que estava dirigindo drogado e não contou que havia vítimas após tombar Erro da Justiça: Trabalhador preso no Paraná no lugar de condenado com mesmo nome que o dele processa dois estados: 'Humilhação e sofrimento psicológico' BR-476: Com 11 mortes em menos de quatro meses, recorrência de acidentes graves em trecho acende alerta sobre rodovia no Paraná Homem foi preso em flagrante O caso aconteceu no dia 16 de junho. Anderson foi preso em flagrante após a polícia ser acionada pela equipe do hospital, e no dia seguinte teve a prisão convertida em preventiva. Ele está sendo investigado pelos crimes de cárcere privado, injúria e lesão corporal no âmbito da violência doméstica, e ainda não possui defesa constituída. De acordo o delegado Paulo Emilio Terra, o homem possui diversas passagens anteriores pela polícia, por crimes como porte de drogas, tráfico, ameaça, porte de armas e até feminicídio. Mulher disse que era mantida em cárcere privado Vítima deu entrevista à RPC, afiliada da TV Globo no Paraná RPC O casal morava junto havia cerca de dois meses. Em entrevista, a vítima disse que o companheiro se mostrava agressivo durante as brigas, mas a situação piorou no Dia dos Namorados. Segundo ela, neste dia ele a agrediu com o chicote e, desde então, proibiu que ela saísse de casa, a mantendo em cárcere privado. "Ele tirou toda a minha liberdade: quebrou meu celular no dia da briga, me proibia de conversar com vizinhos e visitas que chegavam em casa, com medo de eu pedir ajuda... Ele falava assim pra mim: 'Se você chamar a polícia, eu te mato'", recorda a vítima. Violência contra mulher: Veja os canais de denúncia disponíveis no Paraná Ciclo da violência: Saiba como identificar No dia 16 de junho, ela convenceu o companheiro a sair de casa junto com ele e teve a ideia de fingir passar mal para ser levada a um hospital, com a esperança de que conseguisse conversar a sós com algum profissional para pedir ajuda. "Eu fingi um desmaio na garupa da moto no meio da rodovia. Caí e me levaram pro hospital, momento em que pedi ajuda para as enfermeiras. Falei que estava sendo vítima de violência doméstica, que não conseguia sair da casa desde o Dia dos Namorados. [...] A única chance que eu consegui foi daquele jeito; foi arriscar a minha vida, fazendo acontecer uma acidente na BR, pra eu poder me salvar, pra poder ir pro hospital e conseguir pedir ajuda", ressalta. Agora, a expectativa da mulher é que o ex permaneça preso e não faça mais mal a ela - mas o trauma deve acompanhá-la ao decorrer da vida. "Minha mãe podia estar chorando hoje no meu velório. [...] O medo eu vou carregar pro resto da vida", afirma. Vídeos mais assistidos do g1 Paraná: Leia mais notícias da região em g1 Campos Gerais e Sul Fonte: G1


webradio016 Frota elétrica: benefícios, desafios e o impacto nos resultados do seu negócio
Conheça os benefícios, desafios e soluções para eletrificar sua frota e descubra se os veículos elétricos são viáveis para a logística do seu negócio. Crédito: Divulgação A busca por mais eficiência, economia e sustentabilidade tem levado muitas empresas a considerar um novo modelo de transporte: a frota elétrica. Mas será que ela é viável para o seu negócio hoje? Os veículos elétricos estão cada vez mais presentes nas ruas e representam uma oportunidade para o setor logístico, não só por permitir uma operação com menor impacto, mas também por reduzir gastos com combustível e manutenção. Mas antes de repensar a sua estratégia de transporte, é importante conhecer os benefícios reais da eletrificação da frota, bem como os desafios da transição. É sobre isso que vamos falar ao longo deste conteúdo, além de compartilhar com você o papel da tecnologia nesse processo. Aproveite a leitura! O que é frota elétrica? As frotas elétricas são compostas por veículos movidos a eletricidade, utilizados por empresas para atividades operacionais, logísticas ou comerciais. Esse tipo de frota pode incluir desde carros de passeio para equipes externas até caminhões leves e motos para entregas urbanas. O principal diferencial em relação aos modelos movidos por combustíveis fósseis está na propulsão por baterias recarregáveis. Na prática, essa diferença pode trazer inúmeros benefícios para a sua operação, que ganha em sustentabilidade e eficiência. Quais são os principais benefícios de uma frota elétrica? Crédito: Divulgação Investir na eletrificação da sua frota não é só uma medida de sustentabilidade e eficiência energética: os impactos positivos vão além e impactam várias frentes do negócio. Entre as principais vantagens estão: Reforço da imagem sustentável e inovadora da empresa junto ao mercado; Redução significativa do custo total de propriedade (TCO) ao longo do tempo; Menor gasto com manutenção, já que os veículos elétricos têm menos peças móveis; Contribuição para metas ESG e ambientais da empresa, impulsionada pela redução na emissão de gases poluentes. Esses benefícios têm impulsionado cada vez mais a adoção de modelos eletrificados no Brasil e destacado essa como uma das principais tendências na logística. Em 2024, o número de veículos elétricos emplacados ultrapassou os 170 mil, 89% a mais do que no ano anterior — um recorde, segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). Quais os desafios da frota elétrica? Apesar dos benefícios, a transição para uma frota elétrica ainda envolve alguns desafios para as empresas brasileiras. Confira os principais: Infraestrutura de recarga limitada: os pontos de recarga ainda são limitados em boa parte do território nacional, especialmente fora de grandes centros urbanos; Autonomia reduzida para longas distâncias: sem tantos pontos de recarga disponíveis, a autonomia do veículo é reduzida, comprometendo operações logísticas intermunicipais ou interestaduais; Tempo de recarga: o tempo para recarregar as baterias dos veículos pode impactar a produtividade da frota. Esse ponto exige um planejamento muito bem estruturado e estratégico para garantir a eficiência operacional; Investimento inicial elevado: vans, motos e caminhões elétricos ainda têm um custo de aquisição mais alto em comparação aos modelos a combustão, o que pode dificultar a transição, principalmente para pequenas e médias empresas. Grande parte destes desafios é solucionada com um bom planejamento e uma gestão de frotas eficiente. Se não existem tantos pontos de recarga na sua região, você pode instalar um ponto nos seus centros de distribuição, por exemplo. Com um cronograma bem estruturado, você consegue programar as recargas de acordo com a distância e o tempo necessário para carregamento do veículo. Como funciona a gestão de uma frota elétrica? A gestão de uma frota eletrificada exige uma visão diferente da operação com veículos tradicionais. Aqui além de acompanhar rotas e manutenções, é necessário monitorar a carga das baterias, planejar paradas para recarga e estruturar os deslocamentos com base na autonomia dos veículos. Na rotina logística, a integração com sistemas inteligentes torna-se essencial. Com o apoio da tecnologia, você consegue ter uma visão completa da operação e, assim, torna a tomada de decisões mais precisa. Plataformas atualizadas permitem acompanhar o desempenho da frota em tempo real, configurar alertas preventivos e acessar análises preditivas para melhorar a eficiência, antecipar riscos e reduzir falhas. Vale a pena investir em uma frota elétrica? A eletrificação da frota pode representar uma economia significativa no longo prazo, mas exige planejamento, estrutura e um alto investimento inicial. Por isso, o ideal é fazer uma análise detalhada do perfil do seu negócio para entender a viabilidade. Para ajudar na decisão, listamos alguns pontos importantes para identificar se é o melhor momento para realizar a transição: Analise o perfil das rotas: devido à autonomia, os veículos elétricos são mais indicados para trajetos urbanos e de distâncias mais curtas; Avalie o TCO: calcule o custo total de propriedade, o potencial de economia com combustível e despesas com manutenção da frota; Considere o volume e tipo de carga transportada: cargas leves se adaptam melhor à autonomia dos modelos elétricos atuais; Avalie a infraestrutura de recarga disponível: verifique os pontos de recarga existentes nas rotas e possibilidades de adaptação. Um bom exemplo para se inspirar é o Mercado Livre, que encerrou 2024 com mais de 3.600 veículos elétricos em operação na América Latina — a grande maioria no Brasil (2.203). Isso possibilitou mais de 70 milhões de entregas com emissões reduzidas, segundo o relatório de sustentabilidade da empresa. Esse avanço mostra um comprometimento para reduzir o impacto ambiental das operações logísticas, além de destacar como a eletrificação pode ser viável e estratégica para empresas com foco em inovação e sustentabilidade. Como implementar uma frota de veículos elétricos? A eletrificação da frota é um processo. Para fazer a transição dos veículos a combustão por elétricos, você precisa de um planejamento claro e de passos estratégicos. Tudo começa com um diagnóstico completo da operação para avaliar a viabilidade do investimento e definir os próximos passos. Confira as etapas essenciais e dicas para facilitar o processo: Elabore um planejamento detalhado para estruturar a frota elétrica, com custos, prazos e metas de sustentabilidade; Encontre fornecedores confiáveis de veículos e equipamentos de recarga para garantir suporte técnico e peças de reposição, evitando paradas que prejudicam a operação; Faça uma transição gradativa para os modelos elétricos, ajustando a operação aos poucos e reduzindo o investimento inicial; Conte com um bom sistema de gestão de frotas, que permita monitorar o desempenho dos veículos, otimizar rotas e planejar as recargas com eficiência; Capacite a equipe, tanto para garantir o uso correto dos veículos quanto para gerenciar novos sistemas implementados para acompanhar toda a frota eletrificada. Contar com uma solução integrada faz toda a diferença ao colocar esses passos em prática. E é exatamente aqui que a TOTVS entra para te ajudar a estruturar uma gestão automatizada. Suíte Logística da TOTVS A Suíte Logística da TOTVS é uma aliada estratégica na gestão de frotas (elétricas ou não). A solução integra todas as etapas da operação, da chegada de matéria prima à entrega do produto final, com recursos que otimizam o planejamento de rotas, monitoram o desempenho dos veículos e oferecem total visibilidade sobre custos e entregas. Com o TOTVS Coleta e Entrega, por exemplo, você consegue acompanhar as viagens em tempo real e se comunicar com os motoristas pelo app Minha Coleta e Entrega. Tudo isso em plataformas SaaS modernas, fáceis de usar e integradas para garantir uma gestão mais eficiente! Descubra como a Suíte Logística da TOTVS ajuda a transformar a sua operação! Conclusão A frota elétrica é uma oportunidade real de transformação logística, com ganhos em sustentabilidade, eficiência operacional, economia a longo prazo e vantagem competitiva. Ao longo deste conteúdo, conhecemos esses e outros benefícios, mas também compreendemos que ainda existem desafios. O custo inicial e a infraestrutura limitada de recarga são pontos de atenção, que exigem uma análise detalhada para entender a viabilidade da eletrificação conforme a sua operação. Apesar disso, exemplos de grandes players do mercado, como o Mercado Livre, mostram que a transição é viável e promissora — a chave está em avaliar o momento ideal e contar com as ferramentas certas. Com o apoio de soluções como a Suíte Logística da TOTVS, sua empresa pode impulsionar essa mudança com inteligência e maior controle sobre a operação. Para seguir nesta jornada rumo a uma logística mais sustentável, confira nosso conteúdo sobre ecofrotas e encontre dicas que vão te ajudar a reduzir os impactos ambientais no transporte de cargas. Fonte: G1

wilson Corrente marítima que parte do Brasil enfraquece e gera bolha fria no Atlântico Norte
Fonte: Jorge Marin


wilson Ações da Nike disparam 17% após planos de reduzir produção na China para fugir do tarifaço
Segundo diretor financeiro da companhia, tarifas de importação anunciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, devem aumentar custos da empresa em US$ 1 bilhão. Trump diz que EUA fecharam acordo tarifário com a China As ações da Nike disparavam mais de 17% na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE, na sigla em inglês) nesta sexta-feira (27), após a empresa indicar que pretende reduzir a produção na China para produtos destinados aos Estados Unidos. A medida vem como uma tentativa de driblar o tarifaço imposto pelo presidente norte-americano, Donald Trump, no início de abril e que impactaram mais de 180 países. Na véspera, a empresa disse prever que as tarifas de importação devem aumentar seus custos em cerca de US$ 1 bilhão (o equivalente a R$ 5,5 bilhões). A China, alvo dos maiores aumentos tarifários impostos por Trump, responde por cerca de 16% dos calçados que a Nike importa aos EUA, informou o diretor financeiro da companhia, Matthew Friend. Assim, para evitar grandes impactos em seu balanço financeiro, a ideia é que a empresa reduza esse percentual para uma "faixa de um dígito alto" até o final de maio de 2026, transferindo a produção para outros países. "Estamos fazendo parcerias com nossos fornecedores e parceiros varejistas para mitigar esse aumento estrutural de custos, a fim de minimizar o impacto geral para o consumidor", acrescentou Friend em uma reunião com analistas. A Nike também já havia anunciado um aumento de preços em parte de seus produtos como uma das formas de mitigar parcialmente o impacto das tarifas norte-americanas. "O impacto das tarifas é significativo. No entanto, espero que outros setores do setor de artigos esportivos também aumentem os preços, então a Nike pode não perder muita participação nos EUA", disse David Swartz, analista da Morningstar Research, à Reuters. Logo da Nike do lado de fora da loja na 5ª Avenida em Nova York, nos EUA. Carlo Allegri/Reuters *Com informações da agência de notícias Reuters. Fonte: G1


wilson Polícia Civil investiga homicídio no bairro Jatobá, em Petrolina
O crime aconteceu nesta sexta-feira (27) e vitimou um homem de 22 anos. Corpos estão no IML de Petrolina Emerson Rocha / g1 Petrolina A Polícia Civil (PC) está investigando o homicídio de um homem de 22 anos. O crime aconteceu nesta sexta-feira (27), no bairro Jatobá, em Petrolina, Sertão de Pernambuco. A PC instaurou um inquérito para identificar a autoria e a motivação do crime. As investigações estão sob a coordenação da 25ª Delegacia de Polícia de Homicídios (25ª DPH). Outros dois crimes também foram registrados na quinta-feira (26). Um homem foi assassinado na Avenida da Integração e outro homem morreu após ser baleado no Projeto N4, na zona rural do município. Os casos seguem sendo investigados pela polícia. Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE Fonte: G1