henrique_bastos63 Aeroporto de Araguaína terá voos comerciais a partir de outubro, diz prefeitura
Pista do Aeroporto de Araguaína
Marcos Filho Sandes/Secom Araguaína
A partir de outubro, o aeroporto de Araguaína irá passar a operar voos comerciais. As rotas vão ser feitas três vezes por semana pela Gol Linhas Aéreas e vão incluir paradas em Palmas e Brasília (DF), segundo informou a Prefeitura de Araguaína.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (6) e, segundo o município, os voos serão operados às terças-feiras, quintas-feiras e aos sábados.
Questionada, a empresa informou que haverá a operação, mas as frequências, horários e outros detalhes serão divulgados pela Gol posteriormente.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
A prefeitura informou a gestão promoveu diversos investimentos voltados à ampliação e modernização do aeroporto, que passou a ter estrutura para receber aeronaves de grande porte.
"Foram anos de investimentos, seguindo rigorosamente as exigências do Governo Federal, lidando com muitos desafios, mas nunca pensamos em desistir. Há anos que nossa cidade não só precisa, mas merece ser incluída nas rotas aéreas. Estamos com a sensação de dever cumprido”, destacou o prefeito Wagner Rodrigues (União Brasil).
Voos de longa distância não são operados a partir do aeroporto de Araguaína desde abril de 2024. Por isso, segundo a prefeitura, os passageiros precisavam ir para Palmas, Imperatriz (MA) ou Marabá (PA). Com a retomada dos voos, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Meio Ambiente e Turismo de Araguaína, acredita que o movimento de passageiros vai garantir o fluxo que as companhias aéreas na cidade.
“Vamos mobilizar instituições, entidades, classes profissionais e todos os interessados para que embarquem e desembarquem em Araguaína. A diferença no preço da passagem geralmente para outros locais é o mesmo valor do combustível de um deslocamento para outra cidade, uma hospedagem e outros custos adicionais. Então, é preciso acreditar e apoiar essa nova rota que atende a Araguaína e região”, disse o subsecretário Helter Dantas.
LEIA TAMBÉM:
Voos no aeroporto de Araguaína serão realizados por nova empresa aérea a partir de maio
Famílias que não aceitam sair de área do aeroporto de Araguaína são surpreendidas com corte de árvores
Ampliação do aeroporto
A prefeitura destacou que após as obras de modernização, o aeroporto da cidade tem um novo sistema drenagem de pista, limpeza da área de segurança com a remoção e poda de árvores, nivelamentos das cabeceiras de pista e proteção vegetal lateral com o plantio de gramas.
Também foram investidos recursos em setores técnicos, como a instalação do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI) e da Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTAO, todos já validados pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA) e pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), informou a gestão.
A estrutura também recebeu um Caminhão de Combate a Incêndio (CCI Ap2) da Secretaria de Aviação Civil da Presidência por intermédio da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) e Agência Estadual de Trânsito (Agetrans) e focou ainda na Seção de Serviço de Resgate, Salvamento e Combate a Incêndio (SESCI), com treinamento de pessoal para combater incêndios em unidades aeroportuárias.
Com as melhorias, o aeroporto de Araguaína tem a capacidade de receber voos de aviões a jato, com capacidade para mais de 100 passageiros.
No período de obras, famílias que moravam na área do aeroporto foram realocadas em outras áreas, mediante indenização. As mudanças foram feitas para ampliar a pista, com o intuito de receber aeronaves de maior porte.
VEJA TAMBÉM: Aeroporto de Araguaína passa por última inspeção para receber voos comerciais
Aeroporto de Araguaína passa por última inspeção para receber voos comerciais
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1