
r011 Policial militar do Amazonas morre em acidente de trânsito no interior do Acre
Grupo de Polícia Militar de Guajará (AM) lamentou morte de Paulo Denis do Nascimento Ferreira, 34 anos, que ocorreu em Cruzeiro do Sul. Homem estava em moto quando avançou cruzamento e sofreu acidente na noite desta sexta-feira (16). Acidente entre moto e carro deixa um morto no interior do Acre Reprodução/internet O policial militar do 9º Grupo de Polícia Militar de Guajará (AM), Paulo Denis do Nascimento Ferreira, de 34 anos, morreu em um acidente de trânsito entre a moto que pilotava e o carro conduzido por um homem de 33 anos, na noite da última sexta-feira (16) em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. De acordo com o 6º batalhão de Polícia Militar que atendeu o chamado, Paulo estava caído ao chão com ferimentos na cabeça e na perna. 📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp O acidente aconteceu por volta das 22h, no cruzamento das ruas Yaco e Félix Gaspar, no bairro Arthur Maia. Em depoimento à polícia, o condutor do carro disse que conduzia o veículo pela rua Yaco, sentido Centro-bairro e não viu ao certo o que aconteceu, apenas sentiu o airbag do veículo ser acionado e freou o carro alguns metros depois. Testemunhas informaram que Paulo morava em Cruzeiro do Sul, trafegava com a moto pela rua Félix Gaspar, sentido Centro-bairro e no cruzamento com a Rua Yaco, onde há uma placa de PARE, avançou no cruzamento, o que causou o acidente. A vítima foi arremessada até o outro lado da rua, sofrendo diversas fraturas. Os PMs comunicaram que, de imediato, isolaram a área e acionaram a perícia. Momentos depois dos policiais chegarem ao local do acidente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tentou prestar os primeiros atendimentos à vítima e já iniciaram a massagem cardíaca no intuito de reanimar Paulo, que estava em parada cardíaca, porém sem sucesso. O corpo do homem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). Cabo da polícia do Amazonas morre em acidente de trânsito em Cruzeiro do Sul (AC) Reprodução O condutor do carro fez o teste do bafômetro, que apresentou o resultado negativo para o consumo de álcool. Posteriormente, ele foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil para prestar depoimento. O 9º Grupo de Polícia Militar de Guajará (AM) divulgou uma nota de pesar, onde lamenta a morte do cabo. O velório acontece na igreja São José Operário em Guajará-Amazonas. VÍDEOS: g1 Fonte: G1

r011 Conheça o 'Amazônia 1B', novo satélite brasileiro que o Inpe planeja lançar em 2027
Projeto ocorre quatro anos depois de primeiro satélite completamente brasileiro ser lançado ao espaço. Equipamentos são aliados no combate a queimadas; entenda. ‘Do Fogo ao Verde’: Inpe planeja lançar novo satélite brasileiro em 2027 O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) trabalha no desenvolvimento do novo satélite brasileiro chamado de "Amazônia 1B". A previsão é de que ele seja lançado nos primeiros meses de 2027. A expectativa foi divulgada pelo órgão à EPTV, afiliada da TV Globo, quatro anos depois de o Amazônia 1, primeiro satélite completamente brasileiro, ser lançado ao espaço. Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp O novo satélite é desenvolvido na sede do Inpe, em São José dos Campos (SP). Lá, existe uma sala de vácuo absoluto, ou seja, com ausência total de matéria. Também há uma câmara de reverberação acústica, onde os equipamentos são expostos a ruídos extremos, para simular o que podem vivenciar no espaço. Esta reportagem integra a série "Do Fogo ao Verde", da EPTV, afiliada da TV Globo, que trata das mudanças climáticas, dos efeitos das queimadas que vivemos com mais intensidade nos últimos anos e das medidas que podemos adotar para reverter o cenário. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) trabalha no desenvolvimento do novo satélite brasileiro chamado de 'Amazônia 1B' Reprodução/EPTV O projeto do novo satélite é desenvolvido a partir de dois módulos: O primeiro é como se fosse um kit de sobrevivência do satélite, com tudo que ele precisa para continuar em órbita; já o segundo é o modo de utilidade, com uma câmera desenvolvida em São Carlos (SP) e um refletor de sinais de navegação. Adenilson Roberto da Silva, coordenador geral de Tecnologia e Ciências Espaciais do Inpe, explica que esse refletor permitirá ao satélite fazer medições climáticas, por exemplo. "Ele serve para se medir umidade do ar, umidade do solo, verificar regiões alagadas, verificar degelo. Com isso, a gente consegue fazer monitoramento de uso da água, de como pode estar a previsão climática, sem precisar ir ao local, porque esse satélite, a cada dez dias, consegue repetir o mesmo ponto em qualquer lugar", disse. Coordenador do Centro de Controle de Satélites do Inpe, Maurício Ferreira destacou a importância dos satélites. "Os satélites são importantes porque é uma forma de a gente acompanhar a vida na Terra do espaço. Como a conjunção de parâmetros que mostram, por exemplo, desmatamento, clima. Se você não tiver um olhar de cima, você não consegue acompanhar." Novo satélite é desenvolvido na sede do Inpe em São José dos Campos, SP Reprodução/EPTV VEJA MAIS SOBRE A SÉRIE: 'Fábrica de árvores' no interior de SP tem meta de restaurar 1 milhão de hectares em 15 anos; conheça Como a ciência prova que quase todos incêndios em vegetações são causados por ação humana Por que reflorestamento é melhor arma contra secas e quais segredos para fazê-lo corretamente Monitoramento das queimadas Uma das atribuições desses satélites brasileiros é monitorar a incidência e indicar dados sobre queimadas por todo o país. Com disso, existem salas de controle que fazem o monitoramento dos alertas emitidos por esses satélites 24 horas por dia, sete dias por semana. O engenheiro de biossistemas Igor Augusto Sávio trabalha em um desses centros e simula a chegada de um alerta de foco de incêndio. "Chegou para a gente, no nosso sistema, um alerta de um possível foco. Esse alerta nos traz alguns dados sobre a localidade, sobre a distância em que esse foco de incêndio pode se encontrar do nosso canavial ou não. Através desse dado, a gente entra em contato com a brigada de incêndio do campo", cita. Já Jean Quaresma, coordenador de agrometeorologia, pontua que entre os dados fornecidos pelos satélite está a direção do vento, o que também é um fator importante para auxiliar na atuação dos brigadistas. "Em função da direção desse vento, para onde ele está apontando, a gente consegue entender qual é o caminho que esse incêndio, possivelmente, pode atingir." Segundo pesquisadores, em 95% dos casos, os incêndios são causados por ações humanas Reprodução/EPTV Linha de frente O tempo entre a detecção do fogo no sistema e a chegada das equipes de brigadistas ao local do incêndio dura, em média, de cinco a sete minutos. No interior de São Paulo, um grupo de 2,3 mil brigadistas, de 29 usinas diferentes, atuam para prevenir e combater o fogo. Para isso, contam com equipamentos como bomba e canhão d'água, além de pulverizadores. "É importante chegar rápido, conseguindo salvar vida, salvar o meio ambiente e conseguir controlar o fogo rápido", destaca Alefe Isaías da Silva, fiscal de brigada. De acordo com pesquisadores, em 95% dos casos, os incêndios são causados por ações humanas. O dado corrobora o pensamento de que o fogo é evitável e que quem o ateia precisa ser punido. "A gente vai onde as pessoas estão saindo. Essa ideia de que o bombeiro corre para cima do perigo, isso que deve trazer essa imagem de heroísmo para a gente. Aquela pessoa que põe o fogo proposital, no mínimo, está cometendo um crime", complementa Sandro Pisaneschi, tenente do Corpo de Bombeiros. Grupo de 2,3 mil brigadistas, de 29 usinas diferentes, atuam para prevenir e combater o fogo, no interior de SP Reprodução/EPTV Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região Fonte: G1


linnpy VÍDEO: peão de 20 anos é arrastado por touro em arena de rodeio no interior de SP
Homem ficou inconsciente e foi levado para hospital. Segundo testemunhas, fivela da bota enroscou no equipamento de montaria. Peão é arrastado por touro em Festa do Peão de Hortolândia Um peão de 20 anos ficou ferido após ser arrastado por um touro na arena da Festa do Peão de Hortolândia (SP), na noite desta sexta-feira (17). Um vídeo gravado da arquibancada registrou a situação. As imagens mostram que o pé do peão ficou enroscado no equipamento de montaria amarrado ao animal. Segundo uma testemunha, a fivela da botina da vítima ficou presa no touro, que continuou a saltar pela arena. 📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp O homem foi arrastado pela arena, e o touro chegou a pisar nele. Após o acidente, o jovem foi socorrido inconsciente. Internado De acordo com a Prefeitura de Hortolândia, o peão foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Municipal Mário Covas. A organização da festa informou que o peão chegou a ser entubado, mas está estável e sem rico de morte. Ele não sofreu fratura. Peão é arrastado por touro em rodeio no interior de SP Reprodução VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região Veja mais notícias da região no g1 Campinas Fonte: G1

r011 Festival leva cientistas a bares de Natal para conversas sobre saúde, tecnologia, meio ambiente e inovação
'Pint of Science' acontece de 19 a 21 de maio em estabelecimentos da capital potiguar. Confira a programação. Edição anterior do 'Pint of Science' em Mossoró no Rio Grande do Norte Divulgação Discussões científicas sobre diversas áreas do conhecimento realizadas em locais descontraídos como bares. Essa é a proposta do Pint of Science, um festival internacional de divulgação científica que busca aproximar a ciência da sociedade e que vai acontecer entre os dias 19 e 21 de maio em Natal. A edição do evento vai reunir dezenas de pesquisadores e especialistas em estabelecimentos de Natal para discutir temas relevantes relacionados a saúde, tecnologia, meio ambiente e inovação. 📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp Em 2025, o evento ocorre em três bares de Natal: o Bar 54, no bairro de Ponta Negra; o Mahalila, em Potilândia; e o Bardallos, na Cidade Alta. A programação no Bardallos acontece apenas no dia 21; no Mahalila, nos dias 20 e 21; e no Bar 54, nos três dias. Veja a programação completa mais abaixo nesta matéria. Trazido da Inglaterra ao Brasil, o evento é atualmente organizado por uma rede de colaboração nacional e internacional. No Rio Grande do Norte, a equipe organizadora é coordenada por Andressa Radiske e Carolina Gonzalez, professoras pesquisadoras do Instituto Santos Dumont (ISD), e Janine Inez-Rossato, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O tema escolhido para 2025 – “Tempo de mudanças” – visa destacar tópicos sobre as mudanças no clima e na vida no planeta, política e a ordem global do mundo, e como funciona a ciência, a educação e as universidades. Os encontros são uma oportunidade para o público interagir e dialogar com cientistas sobre diversas temáticas, como prevenção contra a dengue, a poluição aquática e os riscos dos avanços tecnológicos ao meio ambiente. Como participar O festival Pint of Science é aberto ao público e não precisa de inscrições ou confirmações de presença. As conversas que compõem a programação ocorrem de forma simultânea nos bares participantes, sempre com início às 19h. Para conhecer a programação completa, acesse o perfil do Instagram do ISD: https://www.instagram.com/isdnarede. Programação Segunda-feira (19) - a partir das 19h Local: Bar 54 "Certeza mesmo, só a da estatística?" - Carla Almeida Vivacqua, do Departamento de Estatística da UFRN "Do caos ao qubit: A incerteza quântica e as novas fronteiras da tecnologia" - Rafael Chaves, do Instituto Internacional de Física da UFRN Terça-feira (20) - a partir das 19h Local: Bar 54 "Candida auris - o superfungo que tem assustado o mundo" - Rafael Bastos, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFRN "Poluição plástica e os impactos da biota aquática" - Juliana Déo Dias, do Departamento de oceanografia e limnologia da UFRN Local: Bar Mahalila "Como me vejo e como sou vista (o): identidade racial e classificação por raça/cor no Brasil" - Luciana Conceição de Lima, do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais da UFRN "Corpos Racializados, Experiências Cruzadas: Uma imersão interseccional no abismo racial do Brasil" - Andressa Lidicy Morais Lima Freitas, Instituto Humanitas de Estudos Integrados da UFRN Quarta-feira (21) - a partir das 19h Local: Bar 54 "Os animais peçonhentos e a epidemiologia dos acidentes em Natal - RN" - Juraci Alves de Lima, Coordenadora do Centro de Zoonoses de Natal. Da peçonha à farmácia: Como escorpiões e serpentes inspiram novos medicamentos" - Matheus de Freitas Fernandes Pedrosa, do Departamento de Farmácia da UFRN. Local: Bar Bardallos "Picadas e problemas: aventura e desventuras no mundo dos Arbovírus" - Josélio Maria Galvão de Araújo, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFRN "Implementação do método Wolbachia em Natal" - Edilson do Carmo Marins Júnior, WMP Brasil/Fiocruz "Um papo tropical" - Manoelita Alves, do Departamento de Infectologia da UFRN e Instituto Santos Dumont (ISD) Local: Bar Mahalila "O avanço tecnológico exponencial e seus riscos ao meio ambiente e ao próprio ser humano" - Edson Noriyuki Ito, do Departamento de Engenharia de Materiais da UFRN "Peneiras Moleculares: Síntese eco-amigável e aplicações ambientais" - Sebele Pergher, do Instituto de Química da UFRN Pesquisadores potiguares desenvolve tecnologia para diagnóstico precoce da ELA Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN Fonte: G1


wilson Minas Gerais descarta 450 toneladas de ovos para prevenir gripe aviária
Produto veio de área com registro da doença no Rio Grande do Sul; ovos seriam usados na reprodução de aves e não para consumo humano. Governo de Minas descarta 450 toneladas de ovos de galinha fecundados O Governo de Minas Gerais anunciou o descarte de 450 toneladas de ovos férteis no Centro-Oeste do estado como medida preventiva contra a gripe aviária. Os ovos foram enviados por uma granja localizada em Montenegro (RS), município onde o Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou, no dia 15 de maio, a presença do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade. A decisão foi tomada após uma reunião emergencial realizada no sábado (17) entre representantes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O rastreamento indicou que os ovos estavam destinados à produção de aves e não ao consumo humano. Gripe aviária: Não há risco de contaminação por consumo de ovos e frangos De acordo com o governo estadual, o descarte segue o Plano de Contingência da Influenza Aviária, implementado em 2022, e tem o objetivo de garantir o controle sanitário e evitar a propagação do vírus. Ainda conforme as autoridades, novas medidas semelhantes poderão ser adotadas caso surjam mais cargas provenientes de áreas afetadas. A cidade de descarte dos ovos não foi divulgada pelo governo por questões de segurança. O governo informou também que a gripe aviária não representa risco à saúde humana, pois não é transmitida pelo consumo de carne ou ovos. O vírus, no entanto, pode levar à morte de aves e comprometer a produção agropecuária. Minas Gerais é o segundo maior produtor de ovos do Brasil e ocupa a quinta posição na produção de galináceos. Diante disso, o estado reforçou as ações de prevenção, rastreabilidade e vigilância sanitária, incluindo medidas de biosseguridade em granjas, vistoria em criatórios e campanhas de educação sanitária. Em 2024, segundo o IMA, foram realizadas mais de 8 mil ações educativas voltadas a produtores avícolas. As autoridades estaduais mantêm contato com o Ministério da Agricultura e informaram que novas atualizações serão divulgadas assim que disponíveis. Foto ilustrativa Jakub Kapusnak Vídeos mais assistidos do g1 MG Fonte: G1


linnpy Avião fica 10 minutos sem supervisão após copiloto passar mal e comandante ficar trancado fora da cabine
Incidente aconteceu em 2024 durante um voo da Lufthansa entre Frankfurt e Sevilha. O piloto havia deixado o comando para ir ao banheiro. Avião da companhia Lufthansa Divulgação Um avião da Lufthansa voou por cerca de 10 minutos sem supervisão após o comandante deixar a cabine para ir ao banheiro e, neste curto período, o copiloto sofrer um mal súbito. O voo LH-1139 partiu de Frankfurt, na Alemanha, e pousaria em Sevilha, na Espanha. Havia 205 pessoas a bordo. Por conta da condição de saúde do copiloto, o avião fez um pouso de emergência em Madri. Cerca de 5 horas depois, concluiu a viagem. O incidente aconteceu em 17 de fevereiro de 2024, mas os detalhes só foram divulgados na última quinta-feira (15), quando foi publicado o relatório da Comissão de Investigação de Acidentes e Incidentes de Aviação Civil da Espanha (CIAIAC) sobre o caso. Segundo o relatório: Às 10h31, o piloto se ausentou da cabine de comando por "necessidades fisiológicas"; Antes disso, ele e o copiloto conversaram sobre as condições meteorológicas e a operação da aeronave. O copiloto parecia estar "atento" e respondeu normalmente; Quando o piloto voltou do banheiro, às 10h39, inseriu a senha para reabrir a cabine. Ele não conseguiu entrar; Ele disse que pensou que havia digitado o código errado. Tentou outras quatro vezes, sem sucesso; Um tripulante tentou ligar para a cabine de comando, mas também não foi atendido. O piloto digitou o código de emergência; Então, o copiloto, mesmo debilitado, conseguiu abrir a porta manualmente de dentro da cabine, às 10h42. Segundo o relatório, ele estava "pálido" e "suando"; Os tripulantes e um passageiro, que era médico, prestaram os primeiros socorros. A suspeita era de que estava tendo um ataque cardíaco; Neste momento, o piloto decidiu desviar o avião para pousar em Madri. O pouso aconteceu cerca de 20 minutos depois. O copiloto foi atendido em solo e recebeu o diagnóstico de um possível transtorno convulsivo, uma condição que, até então, não tinha sido identificada em seus exames médicos de rotina. Ele possuía certificação válida e sem restrições para voar. O relatório da CIAIAC destacou que a ausência de um segundo tripulante autorizado na cabine impediu o reconhecimento imediato da emergência e retardou a atuação do comandante. Na época, a Lufthansa seguia diretrizes da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), que não exigem a presença de outro tripulante na cabine quando um dos pilotos se ausenta brevemente. Como desdobramento do caso, a CIAIAC emitiu uma recomendação formal à EASA para que reavalie os procedimentos e considere obrigatória a permanência de duas pessoas autorizadas na cabine de comando durante todo o voo. A medida, segundo o órgão, pode aumentar a segurança operacional e evitar riscos semelhantes em situações futuras. Veja também: Barraco no avião: entenda quando o passageiro pode ser expulso do voo Fonte: G1

linnpy Vídeos do g1 e TV Subaé - sábado, 17 de maio de 2025
Assista aos vídeos do g1 e TV Subaé de 2025 Assista aos vídeos do g1 e TV Subaé de 2025 Fonte: G1