
r011 Entenda por que diretores da rede municipal de SP foram afastados, quais os indicadores utilizados e as críticas à medida
Prefeitura fala em "requalificação intensiva" enquanto críticos veem a ação como uma "intervenção autoritária" na Educação. Aula em escola municipal na Zona Leste Renata Bitar/g1 A decisão da Prefeitura de São Paulo de afastar 25 diretores de escolas da rede municipal para que eles passem por uma espécie de "curso de reciclagem" gerou críticas por parte de alunos, professores e especialistas em Educação. Segundo a gestão municipal, a medida faz parte de um plano de "requalificação intensiva", previsto no Programa Juntos pela Aprendizagem, instituído em 25 de abril — em meio à greve de professores. Portanto, o afastamento seria algo temporário, sem impactos à remuneração e ao posto ocupado pelos profissionais. Contudo, os críticos veem a ação como uma "intervenção autoritária" do governo no sistema educacional, uma vez que os conselhos escolares não foram consultados e não houve diálogo com a comunidade escolar. Entenda abaixo alguns pontos importantes sobre o assunto: O que é o curso de reciclagem? Como foram selecionados os 25 diretores? O que são os indicadores utilizados? Quem assumirá a gestão de cada escola? O que dizem os especialistas? Quais foram as reações provocadas? Qual o nível do aprendizado nas escolas selecionadas? O que é o curso de reciclagem? O Programa Juntos pela Aprendizagem possui seis eixos de atuação, sendo eles Engajamento, Material didático, Processo de avaliação, Formação continuada, Gestão escolar e Educação integral em tempo ampliado. A instrução normativa que instituiu o programa prevê no eixo Gestão Escolar uma "formação direcionada aos gestores escolares, especialmente, das escolas prioritárias", instituições que podem ser selecionadas tanto pela Secretaria Municipal de Educação (SME) quanto pelas Diretorias Regionais de Educação (DRE), com base em indicadores de aprendizagem (veja mais abaixo). No site da SME, consta que a primeira reunião da pasta com uma diretoria regional ocorreu em 13 de maio, quando a proposta do curso foi apresentada à DRE São Miguel. "A secretária executiva pedagógica, Maria Sílvia Bacila, esteve presente na nossa DRE e nos passou o programa que será realizado, as escolas prioritárias, os cursos que serão dados aos diretores", disse o diretor regional Jair Sipioni à equipe de comunicação da secretaria. Contudo, não há uma clareza sobre o que será abordado nesse curso de requalificação, previsto para ocorrer entre maio e dezembro de 2025. Questionada, a SME informou apenas que "a capacitação, inédita, inclui vivência em outras unidades educacionais". Como foram selecionados os 25 diretores? Segundo a secretaria, os gestores escolhidos deveriam atender a três critérios: Unidade escolar — escolas enquadradas no grupo prioritário, cuja lista não foi divulgada; Tempo de atuação — diretores que estão há pelo menos quatro anos na gestão da mesma escola; Desempenho em avaliações de larga escala — resultados obtidos no IDEB e IDEP em 2023. O que são os indicadores utilizados? O IDEB e o IDEP são índices utilizados para medir o desenvolvimento da educação básica, sendo o primeiro usado em todo o território nacional e o segundo, apenas na capital paulista. Enquanto o IDEB é calculado com base no desempenho dos estudantes em provas padronizadas de português e matemática, aplicadas a cada dois anos, o IDEP pode levar em conta outras disciplinas (ciências naturais, humanas e produção de texto), a depender da série analisada. Os resultados do IDEB são divulgados em planilhas e estão disponíveis para consulta no site do Ministério da Educação. Já os do IDEP não são de livre acesso. O g1 solicitou os dados à secretaria municipal, mas não obteve retorno. 🔍🔍 Apesar de possuir turmas de Ensino Médio, a maior parte da rede municipal é voltada para os ensinos infantil e fundamental. Todos os diretores afastados eram de unidades voltadas para turmas do fundamental. ➡️ Para os primeiros anos do Ensino Fundamental (1º a 5º ano), a meta do IDEB 2023 foi de 6 pontos. Na rede municipal de São Paulo, apenas 24,5% das 457 escolas que tiveram as pontuações divulgadas pelo MEC conseguiram atingir essa nota. A média foi de 5,6 pontos. ➡️ Para os anos finais do Ensino Fundamental (6º a 9º ano), a meta do IDEB 2023 foi de 5,5 pontos. Dentre as 330 escolas da rede municipal que tiveram suas pontuações divulgadas, apenas 10% atingiram a nota. A média na cidade ficou em 4,8 pontos. Ao todo, a rede municipal tem 556 escolas de ensino fundamental, mas nem todas receberam pontuação no IDEB 2023, o que pode ter relação com os seguintes fatores: Menos de 80% dos estudantes de cada etapa realizou as provas de avaliação; A escola não forneceu todas as informações necessárias ao Censo Escolar; Havia menos de 10 alunos matriculados nas etapas avaliadas; Quem assumirá a gestão de cada escola? De acordo com a equipe de comunicação da SME, os atuais auxiliares de direção passarão a assumir a gestão das unidades afetadas. Já os novos auxiliares serão profissionais com experiência na área, indicados pelas respectivas Diretorias Regionais de Educação. O que dizem os especialistas? O g1 consultou dois especialistas com vasta experiência no setor de Educação e ambos criticaram o afastamento dos diretores. Conheço muitas das escolas, especialmente as da Zona Leste. Nada indica que o afastamento resultará em qualquer melhoria. Pelo contrário. Os diretores são queridos e a comunidade escolar reconhece que as escolas estão em bairros vulneráveis. Os diretores são educadores, não são milagreiros. Sozinhos eles não conseguem resolver décadas de omissão do Poder Público com aquelas comunidades. Diante das condições dadas pela Prefeitura, eles fazem um grande trabalho. Para o educador Fernando Cássio, professor da Faculdade de Educação da USP, avaliações em larga escala — como IDEB e IDEP — devem ser utilizadas na revisão e aprimoramento de políticas públicas, não como um indicador de gestão, uma vez que o desempenho escolar pode ser impactado por fatores socioeconômicos e infraestrutura escolar, por exemplo. O que a Prefeitura de São Paulo pretende ensinar para esses diretores? Vão ensinar esses diretores a treinar os estudantes para obter resultados melhores? Quer dizer, isso é educação? Um dos efeitos colaterais das avaliações em larga escala é exatamente esse: ela ser usada por políticos que, na verdade, não têm nada a ver com educação, que não entendem nada de educação, como propaganda eleitoral. Os especialistas também concordam que o afastamento de gestores que são próximos aos alunos e à comunidade pode causar uma instabilidade no ambiente escolar, prejudicando o ensino nas escolas afetadas. Quais foram as reações provocadas? Na EMEF Caio Sergio Pompeu de Toledo, na Zona Leste, os alunos se emocionaram ao ver o diretor deixar a unidade na sexta-feira (23). Para homenageá-lo, os estudantes prepararam cartazes com mensagens de incentivo, gritaram seu nome e o abraçaram. VÍDEO: alunos se comovem com afastamento de diretor de escola municipal de SP Ainda na sexta, o sindicato dos servidores municipais de São Paulo (Sindsep) emitiu uma nota de repúdio ao que classificaram como "intervenção autoritária nas escolas". "As escolas atingidas não são 'casos isolados', mas alvo de um plano de desmonte que responsabiliza educadores por problemas estruturais graves, como a ausência de profissionais da saúde, falta de apoio psicossocial, evasão escolar e carência de infraestrutura. As avaliações institucionais são profundamente questionáveis e se recusam a analisar o contexto social dos estudantes e suas famílias", diz a nota do sindicato. Parlamentares de oposição ao governo também repudiaram a medida e acionaram a Justiça para suspender a convocação e, consequentemente, o afastamento dos diretores. Qual o nível do aprendizado nas escolas selecionadas? 1 - EMEF Saturnino Pereira (Pedra Branca - ZN) 📚 IDEB 2023 — 1º ao 5º ano: 4,6 Nível de aprendizado em português: básico Nível de aprendizado em matemática: básico 📚 IDEB 2023 — 6º ao 9º ano: indisponível 2 - EMEF Professor Aroldo de Azevedo (Limão - ZN) 📚 IDEB 2023 — 1º ao 5º ano: 5,1 Nível de aprendizado em português: básico Nível de aprendizado em matemática: básico 📚 IDEB 2023 — 6º ao 9º ano: indisponível 3 - EMEF Profª Cecília Moraes de Vasconcelos (Brasilândia - ZN) 📚 IDEB 2023: dados indisponíveis 4 - EMEF Espaço de Bitita (Canindé - ZN) 📚 IDEB 2023: dados não localizados 5 - EMEF Geraldo Sesso Junior (Brasilândia - ZN) 📚 IDEB 2023 — 1º ao 5º ano: 4,5 Nível de aprendizado em português: proficiente (acima do básico) Nível de aprendizado em matemática: proficiente (acima do básico) 📚 IDEB 2023 — 6º ao 9º ano: indisponível 6 - EMEF Plínio Marcos (Parelheiros - ZS) 📚 IDEB 2023: dados indisponíveis 7 - EMEF Perimetral (Morumbi - ZS) 📚 IDEB 2023 — 1º ao 5º ano: 4,9 Nível de aprendizado em português: básico Nível de aprendizado em matemática: básico 📚 IDEB 2023 — 6º ao 9º ano: indisponível 8 - CEU EMEF Paraisópolis (Morumbi - ZS) 📚 IDEB 2023 — 1º ao 5º ano: 5,1 Nível de aprendizado em português: básico Nível de aprendizado em matemática: básico 📚 IDEB 2023 — 6º ao 9º ano: indisponível 9 - CEU EMEF Presidente Campos Salles (Ipiranga - ZS) 📚 IDEB 2023 — 1º ao 5º ano: 4,5 Nível de aprendizado em português: básico Nível de aprendizado em matemática: básico 📚 IDEB 2023 — 6º ao 9º ano: 4,7 Nível de aprendizado em português: básico Nível de aprendizado em matemática: básico 10 - EMEF Almirante Ary Parreiras (Jabaquara - ZS) 📚 IDEB 2023 — 1º ao 5º ano: 4,5 Nível de aprendizado em português: básico Nível de aprendizado em matemática: básico 📚 IDEB 2023 — 6º ao 9º ano: indisponível 11 - EMEF Ibrahim Nobre (Santo Amaro - ZS) 📚 IDEB 2023: dados indisponíveis 12 - EMEF Professora Daisy Amadio Fujiwara (Jardim Arpoador - ZL) 📚 IDEB 2023 — 1º ao 5º ano: indisponível 📚 IDEB 2023 — 6º ao 9º ano: 4,3 Nível de aprendizado em português: básico Nível de aprendizado em matemática: básico 13 - EMEF Professora Olinda Menezes Serra Vidal (Cidade Tiradentes - ZL) 📚 IDEB 2023 — 1º ao 5º ano: 4,8 Nível de aprendizado em português: básico Nível de aprendizado em matemática: básico 📚 IDEB 2023 — 6º ao 9º ano: 5,0 Nível de aprendizado em português: básico Nível de aprendizado em matemática: básico 14 - EMEF Professor Flávio Augusto Rosa (Vila Itaim - ZL) 📚 IDEB 2023 — 1º ao 5º ano: 5,3 Nível de aprendizado em português: básico Nível de aprendizado em matemática: básico 📚 IDEB 2023 — 6º ao 9º ano: indisponível 15 - EMEF Deputado Caio Sergio Pompeu de Toledo (Cidade Tiradentes - ZL) 📚 IDEB 2023 — 1º ao 5º ano: 5,2 Nível de aprendizado em português: básico Nível de aprendizado em matemática: básico 📚 IDEB 2023 — 6º ao 9º ano: indisponível 16 - CEU EMEF Professor Antonio Carlos Rocha (Tatuapé - ZL) 📚 IDEB 2023 — 1º ao 5º ano: 4,9 Nível de aprendizado em português: básico Nível de aprendizado em matemática: básico 📚 IDEB 2023 — 6º ao 9º ano: 4,6 Nível de aprendizado em português: básico Nível de aprendizado em matemática: básico 17 - EMEF Mururés (Jardim Helena - ZL) 📚 IDEB 2023 — 1º ao 5º ano: 4,9 Nível de aprendizado em português: básico Nível de aprendizado em matemática: básico 📚 IDEB 2023 — 6º ao 9º ano: indisponível 18 - EMEF Pedro Teixeira (Vila Jacuí - ZL) 📚 IDEB 2023 — 1º ao 5º ano: 5,4 Nível de aprendizado em português: básico Nível de aprendizado em matemática: básico 📚 IDEB 2023 — 6º ao 9º ano: 4,2 Nível de aprendizado em português: básico Nível de aprendizado em matemática: básico 19 - EMEF Sud Mennucci (Itaim Paulista - ZL) 📚 IDEB 2023 — 1º ao 5º ano: 4,9 Nível de aprendizado em português: básico Nível de aprendizado em matemática: básico 📚 IDEB 2023 — 6º ao 9º ano: 4,8 Nível de aprendizado em português: básico Nível de aprendizado em matemática: básico 20 - EMEF Vinicius de Moraes (São Mateus - ZL) 📚 IDEB 2023 — 1º ao 5º ano: 5,3 Nível de aprendizado em português: básico Nível de aprendizado em matemática: básico 📚 IDEB 2023 — 6º ao 9º ano: 4,1 Nível de aprendizado em português: básico Nível de aprendizado em matemática: básico 21 - EMEF Mario Lago (Jardim Paulistano - ZO) 📚 IDEB 2023 — 1º ao 5º ano: 5,0 Nível de aprendizado em português: básico Nível de aprendizado em matemática: básico 📚 IDEB 2023 — 6º ao 9º ano: 4,0 Nível de aprendizado em português: básico Nível de aprendizado em matemática: básico 22 - EMEF Professora Eda Terezinha Chica Medeiros (Raposo Tavares - ZO) 📚 IDEB 2023 — 1º ao 5º ano: 4,7 Nível de aprendizado em português: básico Nível de aprendizado em matemática: básico 📚 IDEB 2023 — 6º ao 9º ano: indisponível 23 - EMEF João XXIII (Raposo Tavares - ZO) 📚 IDEB 2023 — 1º ao 5º ano: 5,3 Nível de aprendizado em português: básico Nível de aprendizado em matemática: básico 📚 IDEB 2023 — 6º ao 9º ano: indisponível 24 - EMEF Dilermando Dias dos Santos (Vila Leopoldina - ZO) 📚 IDEB 2023 — 1º ao 5º ano: 4,9 Nível de aprendizado em português: básico Nível de aprendizado em matemática: básico 📚 IDEB 2023 — 6º ao 9º ano: 4,4 Nível de aprendizado em português: básico Nível de aprendizado em matemática: básico 25 - O g1 não conseguiu identificar uma das escolas onde a direção foi afastada. A Prefeitura de SP divulgou no "Diário Oficial" apenas os nomes dos diretores, e a reportagem que fez o cruzamento com o local de trabalho deles e, depois, consultou as notas do Ideb. Fonte: G1
leonardo_marino VÍDEOS: Globo Comunidade DF de domingo, 25 de maio de 2025
Veja as reportagens do programa com as notícias do DF Veja as reportagens do programa com as notícias do DF Fonte: G1


webradio016 Ingrid Guimarães comemora aniversário da avó de 103 anos em Goiânia
Registros foram compartilhados pela atriz goiana em seu perfil no Instagram. Na publicação, ela celebrou os reencontros e o retorno às memórias da infância na casa da avó. Ingrid Guimarães comemora aniversário da avó de 103 anos em Goiânia A atriz goiana Ingrid Guimarães, de 52 anos, comemorou o aniversário de 103 de sua avó em Goiânia, sua cidade natal. Os registros foram compartilhados por ela em seu perfil no Instagram. Na publicação, ela celebrou os reencontros e o retorno às memórias da infância, com uma foto ao lado da família e uma mesa com comidas típicas de Goiás. “Coisa boa é vó, casa de vó, cheirinho de vó… 103 anos de vida e puro amor. Voltar pra Goiânia e reencontrar minha turma é sempre um retorno pra minha infância e história. Tem coisa melhor? Tem não”, escreveu a atriz. ✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp Ingrid compartilhou com os seguidores quase 6 milhões de seguidores como foi a sua passagem por Goiânia. Entre as dez fotos publicadas, ela mostrou uma sequência com velas das últimas comemorações do aniversário da avó, de 98 anos até os atuais 103. Além disso, a goiana também mostrou pamonhas na geladeira e falou em um vídeo sobre as delícias do almoço especial que teve, na quarta-feira (21). “Almocinho na casa da vovó [...] Arroz com lentilha, feijãozinho do Goiás, feijão do Goiás é marrom! Um franguinho com açafrão. Quem viu 'Minha Irmã e Eu', viu que eu botei no filme ela fazendo franguinho com açafrão, foi em homenagem à Goiânia e a minha família”, relatou Ingrid. Atriz goiana posta fotos da celebração do aniversário de 103 anos da avó, em Goiânia Reprodução/Redes sociais de Ingrid Guimarães LEIA TAMBÉM: Pamonha se torna patrimônio cultural imaterial goiano; saiba motivo VÍDEO: Avô chora ao receber visita surpresa de 8 netos e 12 bisnetos em chácara de Goiás; vídeo Neto deixa bolo e flores para avó que passou aniversário de 82 anos em isolamento para evitar o coronavírus Nos comentários, amigos, seguidores e atrizes escreveram mensagens carinhosas para Ingrid e relembram recordações com suas avós em terras goianas. “Pamonha é puro amor goiano”, escreveu uma seguidora. “Ah que gostoso, com direito a pamonha goiana! Saudades de visitar minha vó por lá. Feliz aniversário pra essa vózinha 🥰”, comentou uma mulher. Ingrid Guimarães retorna à Goiânia para comemorar aniversário de 103 anos da avó Reprodução/Redes sociais de Ingrid Guimarães 📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás. VÍDEOS: últimas notícias de Goiás Fonte: G1


linnpy O 'tsunami diplomático' que ameaça isolar Israel após a última ofensiva em Gaza
Esta foi uma semana tumultuada para o Estado judeu, escreve Paul Adams, da BBC. Um homem sentado enquanto palestinos se reúnem no local de um ataque israelense a uma casa em Gaza. Reuters via BBC "O tsunami diplomático se aproxima, à medida que a Europa começa a agir contra a 'loucura completa' de Israel em Gaza", disse uma das manchetes do jornal liberal israelense Ha'aretz na última semana. O título escolhido pelo periódico se refere à condenação internacional conjunta das ações de Israel em Gaza, que aconteceu na mesma semana do chocante assassinato de dois jovens funcionários da embaixada israelense em Washington. Por tudo isso, essa foi, para dizer o mínimo, uma semana tumultuada para o Estado judeu. As ondas do 'tsunami' começaram a cair nas costas de Israel na noite de segunda-feira (19/5), quando Reino Unido, França e Canadá emitiram uma declaração conjunta condenando suas ações "flagrantes" em Gaza. 14 mil bebês podem morrer em Gaza em 48 horas se Israel não permitir ajuda, diz ONU à BBC Ataque israelense mata 23 pessoas em Gaza, incluindo jornalista e funcionário dos serviços de resgate, diz Hamas Todos os três países alertaram sobre a possibilidade de "novas ações concretas" se Israel continuar sua nova ofensiva militar e não suspender as restrições à ajuda humanitária. Eles também ameaçaram "sanções específicas" em resposta à atividade de assentamentos de Israel na Cisjordânia ocupada. Logo depois, 24 nações doadoras emitiram uma declaração condenando o novo modelo adotado por Israel para distribuir ajuda humanitária em Gaza. Mas isso foi só o começo. Na terça-feira, o Reino Unido suspendeu as negociações para um acordo de livre-comércio com Israel e afirmou que um roteiro de cooperação estratégica anunciado em 2023 seria revisto. Uma nova rodada de sanções foi imposta contra colonos judeus, incluindo Daniela Weiss, uma figura proeminente que apareceu no recente documentário de Louis Theroux, The Settlers. A embaixadora de Israel em Londres, Tzipi Hotovely, foi convocada para prestar esclarecimentos ao Ministério das Relações Exteriores britânico, uma medida geralmente reservada aos representantes de países como Rússia e Irã. Para piorar a situação de Israel, a chefe de política externa da UE, Kaja Kallas, disse que a "grande maioria" dos membros do bloco é a favor da revisão do Acordo de Associação com Israel, de 25 anos. 'Basta' As razões para essa enxurrada de condenações diplomáticas pareciam suficientemente claras. As evidências de que Gaza está mais perto da fome em massa do que em qualquer outro momento desde o início da guerra, após o ataque do Hamas em outubro de 2023, causaram choque em todo o mundo. A ofensiva militar de Israel e a retórica em torno dela sugeriam que as condições no território atingido estavam prestes a se deteriorar mais uma vez. Dirigindo-se ao Parlamento na terça-feira, o secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, David Lammy, destacou as palavras do linha-dura ministro das Finanças de Israel, Bezalel Smotrich, que falou em "limpar" Gaza, "destruir o que resta" e realocar a população civil para terceiros países. "Devemos chamar isso do que é", disse Lammy. "É extremismo. Isso é perigoso. É repelente. É monstruoso. E eu o condeno nos termos mais fortes possíveis." Smotrich não é um tomador de decisões quando se trata da condução da guerra em Gaza. Até agora, seus comentários incendiários poderiam ter sido postos de lado. Mas esses dias parecem ter acabado. Certo ou errado, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, é visto como escravo de seus colegas de direita radical. Críticos o acusam de perseguir incansavelmente uma guerra, sem levar em conta a vida de civis palestinos ou os reféns israelenses restantes que ainda estão detidos em Gaza. Países que há muito apoiam o direito de Israel de se defender estão começando a dizer "basta". Esta semana foi claramente um momento significativo para o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, um defensor ferrenho de Israel, que enfrentou fortes críticas de dentro do Partido Trabalhista por sua relutância no ano passado em pedir um cessar-fogo em Gaza. Na terça-feira, Starmer disse que o sofrimento de crianças inocentes em Gaza era "totalmente intolerável". Diante dessa ação extraordinariamente combinada de alguns dos aliados mais fortes de seu país, Netanyahu reagiu furiosamente, sugerindo que o Reino Unido, a França e o Canadá eram culpados de apoiar o Hamas. "Quando assassinos em massa, estupradores, assassinos de bebês e sequestradores agradecem, você está do lado errado da justiça", ele postou no X. "Você está do lado errado da humanidade e está do lado errado da história." Keir Starmer disse que o sofrimento das crianças em Gaza era "completamente intolerável" via BBC O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Sa'ar, foi mais longe, sugerindo que havia uma "linha direta" entre os críticos de Israel, incluindo Starmer, e o assassinato de Yaron Lischinsky e Sarah Lynn Milgrim, os dois funcionários da embaixada israelense mortos a tiros em frente ao Museu Judaico em Washington. Mas, apesar das demonstrações de apoio recebidas após o ataque, o governo israelense parece cada vez mais isolado, com aliados ocidentais e membros proeminentes da diáspora judaica expressando raiva — e angústia — pela guerra em Gaza. Lord Levy, ex-enviado para o Oriente Médio e conselheiro do ex-premiê britânico Tony Blair, disse que endossou as críticas do atual governo, até mesmo sugerindo que elas poderiam ter chegado "um pouco tarde". "Tem que haver uma posição, não apenas nossa neste país, mas internacionalmente, contra o que está acontecendo em Gaza", disse ele ao programa The World at One, da BBC Radio 4, descrevendo-se como "um judeu muito orgulhoso... que se preocupa apaixonadamente por Israel". Mas apesar de tudo isso, o único homem que poderia, se quisesse, parar a guerra, permanece em silêncio. No final de sua recente turnê pelo Golfo, Donald Trump disse que "muitas pessoas estão morrendo de fome". Autoridades da Casa Branca indicaram que o presidente dos EUA estava frustrado com a guerra e queria que o governo israelense "a encerrasse". Mas enquanto outros líderes ocidentais expressam sua indignação publicamente, Trump faz poucos comentários sobre o tema. A bebê de Gaza enviada de volta à zona de guerra após cirurgia no coração Casal de israelenses assassinados ficaria noivo em Jerusalém, diz embaixador; saiba quem eram Socorristas recuperam os corpos de nove crianças da mesma família em Gaza Palestinos reativam padaria e fazem pães para distribuir à população de Gaza Fonte: G1


isabella_lopes 6 dicas para escolher o melhor seguro para carro ou moto
Antes de definir o pacote ideal para deixar o seu veículo assegurado, é muito importante analisar alguns detalhes O post 6 dicas para escolher o melhor seguro para carro ou moto apareceu primeiro em Olhar Digital. Fonte: Olhar digital


marciele.aragao Aulas de teatro em Guadalupe ajudam crianças neurodivergentes a desenvolver a sociabilidade
Atualmente, a oficina conta com 7 turmas. Cada uma delas tem como missão apresentar uma peça de fim de curso. Aulas de teatro em Guadalupe ajudam crianças neurodivergentes a desenvolver a sociabilidade Uma iniciativa em Guadalupe, na Zona Norte do Rio de Janeiro, integra alunos neurodivergentes em cursos de teatro. As aulas, que são oferecidas na unidade do projeto Embaixada Carioca, ajudam essas crianças a adquirir confiança e melhorar a sociabilidade. Atualmente, a oficina conta com 7 turmas. Cada uma delas tem como missão apresentar uma peça de fim de curso. A digitadora Valesca Cruz Gonçalves, que é moradora do bairro há 50 anos e mãe do Tércio, de 8 anos, conta que as aulas ajudaram o menino, diagnosticado com TDAH e dislexia. “Ele tem se desenvolvido muito bem. A própria escola, que é aqui atrás, me disse que ele melhorou consideravelmente. Ele não conseguia montar as palavras e, com o auxílio do teatro, fez com que ele se desenvolvesse e se desinibisse mais. Ele passou a ficar menos tímido, brinca mais, interage mais com as crianças”, disse Valesca. Tércio Afif Gonçalves Fernando integra o elenco de “O Mágico de Oz”. Ele sonha em ser pintor e resume os benefícios que obtém com as aulas. “Algo que me ajuda”, contou a criança. Valesca é mãe de Tércio, aluno da oficina de teatro da Embaixada Carioca de Guadalupe Carlayle André/ TV Globo O ator e professor de teatro Igor Aldino, responsável pelo projeto, fala sobre a importância da integração no desenvolvimento da tolerância e de habilidades sociais nos pequenos. “A gente preza muito pela diversidade e inclusão e acredita muito que o teatro é um lugar sem barreiras, sem fronteiras. Através do teatro, eu consigo trabalhar e alcançar horizontes que a gente quase não imagina que possa alcançar. E eu acho isso importante para a criança, sendo ela neuroatípica ou não. Levar ela ao conhecimento de que ela pode ser o que ela quiser”, destacou o professor Igor. Além das aulas de teatro, a unidade da Embaixada Carioca oferece outros serviços. “Nós temos orientador jurídico, nosso psicólogo, assistente social, reforço, psicopedagogo, neuropedagogo, temos funcional, que é o esporte com futebol, natação, hidroginástica. Temos a parte da cultura, que é o teatro. E temos empreendedorismo”, listou Cristina Marinho, coordenadora da Embaixada Carioca de Guadalupe. A Embaixada Carioca de Guadalupe oferece aulas de teatro para crianças e adolescentes Carlayle André/ TV Globo As aulas de teatro beneficiam a todos. A cuidadora de crianças Luana Brasiliense de Lima é mãe de 2 alunos e conta que a ansiedade diminuiu e a capacidade de comunicação melhorou. “O Pablo era travado. Você o mandava falar um recado, ele não ia, ele falava: ‘Vai você, mãe’. E agora não, ele está mais solto, ele fala, interage mais. Trouxe muito benefício para o meu filho, muito mesmo”, disse Luana. Pablo Davi Brasiliense Lima da Silva, de 11 anos, sonha em ser bombeiro. Ele vai interpretar o leão de “O Mágico de Oz”. “É muito divertido, mas tem que prestar atenção para saber o que você tem que fazer na aula de teatro”, afirmou Pablo. Luana é mãe de Pablo e Bernardo, alunos da oficina de teatro da Embaixada Carioca de Guadalupe Carlayle André/ TV Globo Bernardo Lucas Brasiliense Lima da Silva, de 8 anos, quer ser bombeiro como o irmão mais velho. Ele resume a experiência. “Gosto das peças, da atividade, gosto de brincar”, disse Bernardo. O professor ressalta que a finalidade, antes de atores, é formar cidadãos. “Muitos que vão sair daqui que, se não forem atores ou atrizes, vão ser ótimas pessoas. Isso eu tenho plena certeza”, completou Igor. Crianças na oficina de teatro da Embaixada Carioca de Guadalupe, na Zona Norte do Rio Carlayle André/ TV Globo Fonte: G1

r011 Como está o elenco de Modern Family hoje? Veja por onde andam os atores e atrizes da série
A série Modern Family, uma das sitcoms mais bem sucedidas dos últimos tempos, recentemente completou 5 anos da estreia de seu último episódio. A trama contava a história de uma grande família em três casas diferentes, trazendo personagens divertidos e histórias inusitadas.Modern Family estreou ainda em 2009 e, ao longo dos anos futuros, foi indicada e venceu diversos prêmios em diferentes categorias de comédia. A produção traz ao elenco atores de peso, como Sofia Vergara, Julie Bowen, Ed O’Neill e muitos outros, que até hoje são lembrados pelos seus personagens.Leia mais... Fonte: Natalie Rosa